O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGOS E ENSAIOS

Artigos e ensaios inéditos, escritos em português, espanhol, inglês ou italiano. O autor ou pelo menos um dos coautores deve possuir, no mínimo, o título de mestre. O autor deverá informar à Revista se possui financiamento ou se recebe benefícios de fontes comerciais ou não, bem como a existência de qualquer outro vínculo que possa gerar conflito de interesse em relação ao trabalho apresentado.

Os artigos e ensaios não poderão ultrapassar 30 laudas. Devem ser redigidos conforme os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), no que não estiver normatizado, especificamente, abaixo. Textos mais extensos do que o padrão serão publicados a critério da direção da Revista.

Os artigos deverão ser encaminhados para a redação contendo título, sumário, resumo e palavras-chave, com as seguintes características:

Formatação

- Folha: A4

- Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior

- Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2 cm

- Fonte: Times New Roman, tamanho 12

- Parágrafo: espaçamento anterior: 0 ponto; posterior: 12 pontos; entrelinhas: duplo; alinhamento à esquerda.

Texto

A primeira página do artigo deve conter:

 - Título com, no máximo, oito palavras, em maiúsculas e negrito (português e inglês);

- Resumo em português (ou espanhol), com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusão;

- Cinco palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português;

- Resumo em inglês, com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões;

- Cinco palavras-chave, alinhamento à esquerda, em inglês;

- Em seguida, deve ser iniciado o texto do artigo.

Referências devem ser citadas no corpo do texto, com indicação do sobrenome, ano e página de publicação (sistema autor-data).

As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).

Notas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto, numeradas sequencialmente, antes das referências bibliográficas.

Diagramas, quadros e tabelas devem apresentar título e fonte e serem colocados ao final do texto, após as referências. A sua posição deve ser indicada no próprio texto, constando referência a eles no corpo do artigo. Deve-se evitar a repetição de informações contidas no texto.

Informações complementares

No mesmo arquivo, o autor deverá enviar:

Página 1: Título do artigo, seguido da identificação do(s) autor(es) - nome completo, instituição à qual está ligado, cargo, endereço para correspondência, telefone, fax e e-mail. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.

ANEXO 1 - AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

A autorização que segue deverá ser enviada ao e-mail revista@esdm.com.br.

Quando o artigo possuir dois ou mais autores, deverão ser enviadas autorizações individuais, com os respectivos dados.

 

AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

NOME COMPLETO, brasileiro, solteiro, portador da Cédula de Identidade n.º_______________, SSP/RS, CPF n.º _______________, profissão, residente na ____________________________, n.º ________, bairro, cidade, Estado, CEP, vem, por meio desta, AUTORIZAR a ESDM - Fundação Escola Superior de Direito Municipal, CNPJ 01.982.238/0001-22, situada na Rua Siqueira Campos, 1184, 9.º andar, Centro Histórico, CEP 90.010-001, Porto Alegre, RS, responsável pela edição do periódico da REVISTA DA ESDM, ISSN n.º ________________________ a publicar a obra “_______________________________________________________________________________________”, de minha autoria, da qual dispenso qualquer tipo de remuneração ou contraprestação econômica pela divulgação do referido trabalho.

Declaro, para os devidos fins, assumindo plena responsabilidade pela afirmação, que sou o autor do artigo. Declaro, ainda, que o artigo é INÉDITO no Brasil e sua publicação não se encontra pendente em outro local. Declaro, também, estar ciente de que o referido artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.

 

_________________________,____de________________ de 20____.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.