REGISTRANDO PARA O FUTURO: FOTOGRAFIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO-DOCUMENTAL DE SÃO GABRIEL
Resumo
Esta pesquisa apresenta o registro fotográfico das edificações de São Gabriel. Os registros utilizados compreendem as décadas de 1920 a 1941. Como podemos demonstrar através do arquivos fotográficos a desvalorização do patrimônio histórico cultural e arquitetônico de São Gabriel? Demostrará através dos registros fotográficos: identificando cada edificação com fotografias do ano de 1920 a 1941 e contando a história de cada edificação, comparando o antes e o depois. A pesquisa foi realizada por meio de estudo e análise do Registro Fotográfico das edificações entre o ano de 1920 a 1941, demonstrando a importância da fotografia como documento arquivístico. As etapas desenvolvidas foram: a elaboração do referencial teórico, o registro fotográfico foi realizado em um arquivo pessoal e a seleção de 23 edificações. A etapa final foi fotografar as edificações entre 2016 e 2017. Conclui-se que o trabalho desenvolvido é de extrema importância para demonstrar a preservação da memória da cidade de São Gabriel e auxiliar futuras pesquisas, na arquitetura, arquivologia e história.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.