PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO RIO GRANDE DO SUL: AS ESTAÇÕES PADRÃO VFRGS DOS ANOS 30 E 40; ESTUDO DE CASO DA ESTAÇÃO DE ALEGRETE (RS)
Resumo
O intuito da Pesquisa é apresentar a história das ferrovias no Brasil e Rio Grande do Sul. Analisar as estações ferroviárias padrão VFRGS no período dos anos 30 e 40. A implantação das ferrovias no Brasil, cujo início a partir de 1850, quando o império almejava consolidar-se enquanto nação e desvincular-se de Portugal. A primeira estrada de ferro é inaugurada em 1854. Após a construção da primeira linha ferroviária, as estradas de ferro começaram sua expansão pelo território brasileiro. Em 1874 é inaugurada a uma linha no Rio Grande do Sul, entre Porto Alegre e São Leopoldo. As estações foram implantadas no mesmo período das linhas férreas, muitas estações foram construídas por companhias estrangeiras e pelos Batalhões de Engenharia do Exército. Entre as décadas de 30 e 40 a VFRGS inaugurou estações ferroviárias padronizadas em diversos pontos do estado. A partir disso, constrói-se uma linha do tempo para melhor exemplificar as semelhanças compositivas entre os edifícios. Além disso, apresenta o processo de inserção da estação ferroviária em Alegrete/RS, estabelecendo um parâmetro com a realidade. Conclui-se que, as estações ferroviárias analisadas, embora com algumas variáveis, seguem um projeto padrão, resultando em estações férreas com forte identidade visual.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.