PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO RIO GRANDE DO SUL: AS ESTAÇÕES PADRÃO VFRGS DOS ANOS 30 E 40; ESTUDO DE CASO DA ESTAÇÃO DE ALEGRETE (RS)

  • Renan Rosso Bicca PROGRAU/UFPEL
  • Laura Lopes Cezar UFPEL
Palavras-chave: Estação ferroviária, Padrão, VFRGS

Resumo

O intuito da Pesquisa é apresentar a história das ferrovias no Brasil e Rio Grande do Sul. Analisar as estações ferroviárias padrão VFRGS no período dos anos 30 e 40. A implantação das ferrovias no Brasil, cujo início a partir de 1850, quando o império almejava consolidar-se enquanto nação e desvincular-se de Portugal. A primeira estrada de ferro é inaugurada em 1854. Após a construção da primeira linha ferroviária, as estradas de ferro começaram sua expansão pelo território brasileiro. Em 1874 é inaugurada a uma linha no Rio Grande do Sul, entre Porto Alegre e São Leopoldo. As estações foram implantadas no mesmo período das linhas férreas, muitas estações foram construídas por companhias estrangeiras e pelos Batalhões de Engenharia do Exército.  Entre as décadas de 30 e 40 a VFRGS inaugurou estações ferroviárias padronizadas em diversos pontos do estado. A partir disso, constrói-se  uma linha do tempo para melhor exemplificar as semelhanças compositivas entre os edifícios. Além disso, apresenta o processo de inserção da estação ferroviária em Alegrete/RS, estabelecendo um parâmetro com a realidade. Conclui-se que, as estações ferroviárias analisadas, embora com algumas variáveis, seguem um projeto padrão, resultando em estações férreas com forte identidade visual.

Biografia do Autor

Renan Rosso Bicca, PROGRAU/UFPEL

Arquiteto e Urbanista, mestrando no PROGRAU/UFPEL

Laura Lopes Cezar, UFPEL

Orientadora, Arquiteta e urbanista, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPEL

Publicado
2020-01-14
Seção
Artigos