PREVENÇÃO DE INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS NA REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS

o uso do laser scanner 3D para levantamento de dados

  • Ana Paula Pupo Correia Professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis)
  • Bernardo Brasil Bielschowsky Professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis)
  • Rovane Marcos de França Professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis)
  • Giulianna Baron Graduanda do curso superior em Engenharia Civil do IFSC/Florianópolis
Palavras-chave: Prevenção de Incêndio, Patrimônio Histórico, Laser scanner 3D

Resumo

Este artigo trata sobre a questão da segurança de prevenção de incêndio como uma abordagem de conservação dos edifícios históricos na região de Florianópolis. Desta maneira, a análise global do risco de incêndio serve como instrumento para verificar a possibilidade de problemas que possam ocorrer, assim como, estabelecer diretrizes de projetos para atender as normas técnicas e as instruções normativas do Corpo de Bombeiro do Estado de Santa Catarina. O presente estudo teve como objetivo específico verificar a aplicabilidade da tecnologia de escaneamento a laser tridimensional na atividade de levantamento do patrimônio histórico para elaboração de projeto de prevenção de incêndio e demais reparos que se achar necessário. A partir desta problemática, foi elaborado esta pesquisa que visa trazer a discussão sobre o tema prevenção de incêndio e preservação do patrimônio histórico. Destaca-se a relevância do equipamento, fornecendo informações mais completas para a elaboração de projetos e preservação das edificações históricas.

Biografia do Autor

Ana Paula Pupo Correia, Professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis)

Professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis), atuando nos cursos Técnico em Edificações e Engenharia Civil. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Construção Civil. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Prevenção de Incêndio, patrimônio histórico, arquitetura escolar e acessibilidade.

Bernardo Brasil Bielschowsky, Professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis)

Professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis), atuando na linha de pesquisa Projetos de Arquitetura, Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Cultural. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, mestrado em arquitetura pela UFSC e doutorado em Geografia, pela UFSC. É membro do Comitê Brasileiro de Preservação do Patrimônio Industrial - TICCIH Brasil. Tem experiência na área de Projeto Arquitetônico, Planejamento Urbano/Regional e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, cidade, história, arquitetura e patrimônio cultural moderno.

Rovane Marcos de França, Professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis)

Professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Mestrado em Engenharia Civil na área de concentração Infraestrutura e Gerência Viária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cadastro, Geodésia e Controle de Obras. Atuação em áreas de Topografia com GNSS, Estação Total, Laser Scanner 3D e RPAS.

Giulianna Baron, Graduanda do curso superior em Engenharia Civil do IFSC/Florianópolis

Graduanda do curso superior em Engenharia Civil do IFSC/Florianópolis. Bolsista do projeto de pesquisa “Prevenção de Incêndio em Edifícios Históricos na Região de Florianópolis”.

Publicado
2020-01-14
Seção
Artigos