DIGNIDADE DA PESSOA JURÍDICA: ANÁLISE CRÍTICA
Resumo
Busca-se demonstrar neste breve ensaio, a evolução pela qual perpassou o direito privado brasileiro, sobretudo trabalhando a questão dos microssistemas jurídicos e da noção de constitucionalização do direito civil visto sob a ótica dos princípios e garantias fundamentais da Constituição Federal de 1988. O marco teórico utilizado é a obra “Da estrutura à função” de Norberto Bobbio. Mais do que mero esforço acadêmico, trata-se de realçar a mudança de paradigma, com institutos clássicos remoldados para atender a novos ditames sociais e políticos que se consubstanciaram na ruptura jurídica promovida pelo Estado Democrático de Direito no Brasil.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.