IPTU – Reflexões decorrentes da expansão da Zona Urbana dos Municípios

  • Tatiane Mattos França Bohmer Procuradoria do Município de Pelotas
  • Lívia Pachalski Santin Estagiária da Procuradoria do Município de Pelota
Palavras-chave: IPTU. Cobrança. Zona Urbana. Atividade Rural. Tema 174 do Superior Tribunal de Justiça.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre a incidência do IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana em face do aumento das áreas urbanas e urbanizáveis dos municípios e o consequente aumento da tributação.  Objetiva-se questionar a incidência do Tema 174 do Supremo Tribunal de Justiça, tendo em vista o número expressivo de demandas questionando a incidência do IPTU em áreas que antes não eram tributadas pelos entes da federação por se situarem na zona rural dos municípios. Objetiva-se, outrossim, analisar o Tema 174 do STJ, com o intuito de rechaçar a aplicação do julgamento do recurso especial repetitivo em áreas nas quais a atividade rural é vedada, considerando-se o princípio da legalidade a que se submete a Administração Pública.

 

Biografia do Autor

Tatiane Mattos França Bohmer, Procuradoria do Município de Pelotas

Procuradora do Município de Pelotas (RS, Brasil). Especialista em Direito Processual pela Universidade Católica de Pelotas. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas.

Lívia Pachalski Santin, Estagiária da Procuradoria do Município de Pelota

Graduanda do curso de Direito na Universidade Católica de Pelotas. Estagiária da Procuradoria do Município de Pelotas (RS, Brasil).

Publicado
2022-01-04
Seção
Artigos