Qu'est-ce qui amène un empereur romain, un des diplomates les plus doués du monde, une reine destituée et un empereur médiéval à Bernex?

  • Alexandre Zielinsky Arregui Geneva Academy of International Humanitarian Law and Human Rights
  • Marcia Rosa de Lima Procuradora Municipal de Porto Alegre
Palavras-chave: desenvolvimento econômico, memória, direitos culturais, Patrimoine culturel et archéologique. Village de Bernex

Resumo

O interesse pela herança cultural e arqueológica versus o desenvolvimento econômico e corporativo. Qual subsiste?

O presente trabalho foi circulado junto à diversos atores do vilarejo de Bernex no cantão de Genebra na Suíça, bem como indivíduos da comunidade arqueológica local, e do Vaticano. 

O intuito fora de trazer a conscientização da preservação de um importante sítio arqueológico (romano, baixa e alta idade média) frente ao projeto de expansão demográfico da cidade de Genebra, e a conseqüente destruição dessa área em detrimento da exploração imobiliária, e a construção de cinco torres de apartamentos residenciais e comerciais no local.

A rica história e os inúmeros vestígios da área destruída, que incluem cemitérios com centenas de restos mortais humanos, suscita muitos questionamentos, e nos fazem refletir sobre o quão frágil é a tensão entre o interesse político e económico do desenvolvimento, e o apagamento (ou pulverização gradual) da memória cultural atrelada à área que deixa de existir.

O caminho apontado para uma possível atenuação das conseqüências da destruição do sítio, seria a integração do material arqueológico encontrado no local, nos edifícios, ou até mesmo em passeios públicos (praças) que vão integrar o projeto urbanístico da área.

Biografia do Autor

Alexandre Zielinsky Arregui, Geneva Academy of International Humanitarian Law and Human Rights

Visiting fellow at The Geneva Academy of International Humanitarian Law and Human Rights (Genebra, Suíça). Advogado. 

Marcia Rosa de Lima, Procuradora Municipal de Porto Alegre

Doutora e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Procuradora Municipal de Porto Alegre (RS, Brasil).

Publicado
2021-08-26
Seção
Artigos