Qu'est-ce qui amène un empereur romain, un des diplomates les plus doués du monde, une reine destituée et un empereur médiéval à Bernex?
Resumo
O interesse pela herança cultural e arqueológica versus o desenvolvimento econômico e corporativo. Qual subsiste?
O presente trabalho foi circulado junto à diversos atores do vilarejo de Bernex no cantão de Genebra na Suíça, bem como indivíduos da comunidade arqueológica local, e do Vaticano.
O intuito fora de trazer a conscientização da preservação de um importante sítio arqueológico (romano, baixa e alta idade média) frente ao projeto de expansão demográfico da cidade de Genebra, e a conseqüente destruição dessa área em detrimento da exploração imobiliária, e a construção de cinco torres de apartamentos residenciais e comerciais no local.
A rica história e os inúmeros vestígios da área destruída, que incluem cemitérios com centenas de restos mortais humanos, suscita muitos questionamentos, e nos fazem refletir sobre o quão frágil é a tensão entre o interesse político e económico do desenvolvimento, e o apagamento (ou pulverização gradual) da memória cultural atrelada à área que deixa de existir.
O caminho apontado para uma possível atenuação das conseqüências da destruição do sítio, seria a integração do material arqueológico encontrado no local, nos edifícios, ou até mesmo em passeios públicos (praças) que vão integrar o projeto urbanístico da área.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.