DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA DELIBERATIVA
Resumo
O presente artigo aborda a questão da democracia deliberativa frente aos direitos fundamentais. O campo de estudo se situa no Direito Público, com abordagem específica no Direito Constitucional. O objetivo da abordagem é analisar algumas das principais questões relacionadas à democracia deliberativa frente à ordem constitucional vigente e as restrições impostas pelos direitos fundamentais. Estes se formam, historicamente, a partir de um contexto de lutas e narrativas de dominações, formando parâmetros que limitam a atuação estatal quando do trato com o indivíduo. Os pactos sociais registrados pelas Cartas Políticas democráticas inserem em seu bojo tais direitos, costumeiramente associados a certas garantias fundamentais. Para tanto, o presente artigo emprega o método de análise documental, pelo procedimento de inferência dedutiva. Uma das conclusões alcançadas é a de que o modelo de democracia participativa, esta baseada na soberania popular, enfrenta restrições ditadas pelo sistema constitucional com lastro nos direitos e garantias fundamentais.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.