PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM PETROPOLIS/RJ
Resumo
A partir de informações extraídas do Plano Local de Habitação de Interesse Social entregue à sociedade no ano de 2012 se verifica a forma pela qual historicamente a questão da moradia no Município de Petrópolis esteve associada à baixa efetividade das políticas públicas voltadas à habitação de interesse social. A proposta do presente trabalho é trazer uma perspectiva da implementação da faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida (até R$ 1600,00) . Ao longo do trabalho serão citadas informações obtidas da Prefeitura Municipal de Petrópolis, inquéritos civis instaurados no Ministério Público Federal, Fundação João Pinheiro, Câmara Municipal de Petrópolis; Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e jurisprudência. A necessidade de implementação de instrumentos urbanísticos voltados ao controle da ociosidade de terras e a ausência de cumprimento de normas editadas no âmbito desse Programa Minha Casa Minha Vida dificultam o avanço de empreendimentos destinados à faixa de menor renda.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.