CORRUPÇÃO NO VICE-REINADO DA NOVA ESPANHA: UMA TERCEIRA TENTATIVA DE VALORAÇÃO
Resumo
Partindo de reflexões sobre a corrupção na atualidade, busca-se rastrear o desenvolvimento da historiografia sobre a corrupção na Nova Espanha, tanto com base em estudos próprios anteriores como com referência à ampliação da problemática durante o decênio passado. Como conclusão, afirma-se que frente a desenvolvimentos da historiografia sobre o Império do México é preciso recolocar a fundo a problemática com um enfoque mais amplo, para comprovar se os problemas atuais não são mais que uma repetição de fenômenos históricos à luz da globalização.
Frederico Paganin Gonçalves, Bolsista do Baden-Württemberg Stiftung (Tradução)Graduando em Direito, UFRGS; bolsista do Baden-Württemberg Stiftung, em período de mobilidade acadêmica na Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg
Alfredo de J. Flores, Professor Permanente do PPGD-UFRGS, RS, Brasil (Revisão)Professor Permanente do PPGD-UFRGS, RS, Brasil
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.