O Papel da Auditoria Interna para o Desenvolvimento Sustentável: Análise do Manual de Auditoria Interna do Município de Campinas
Resumo
Ações realizadas no presente requerem atitudes que vislumbrem o impacto desta ação no futuro, de forma a garantir que todos tenham suas necessidades atendidas no presente e a impedir que as gerações futuras tenham o atendimento de suas necessidades comprometidas. Essa tomada de consciência demanda mudança de comportamento do cidadão e exige da Administração Pública um comprometimento em efetivar seu real papel que é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse atuar comprometido com o hoje e com o amanhã se dá de várias formas, seja na reestruturação administrativa com órgãos equipados com capital humano especializado para bem direcionar os gestores, seja através da elaboração de atos normativos ou orientações administrativas que prescrevam acerca de condutas e procedimentos capazes de induzir a comportamentos e entregas de serviços e produtos compatibilizados com o desenvolvimento sustentável. É nesse contexto que o presente artigo analisa o Manual de Auditoria Interna do Município de campinas com objetivo de trazer a reflexão do atual papel da auditoria diante da busca pela sustentabilidade.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.