Configuração do Território Urbano, Distribuição Social e Desenvolvimento do Município de Porto Alegre/RS

  • Marlise Amália Reinehr Dal Forno Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Bolina da Cunha
Palavras-chave: Desenvolvimento. Território. Colonização. Urbanização. Ocupação do solo urbano. Classes sociais. Gentrificação

Resumo

A história da maioria das cidades latino-americanas remonta de um passado colonial, onde a formação do território, as dinâmicas sociais, de mobilidade e desenvolvimento se deram, sobretudo, à luz de perspectivas e interesses externos ao seu ambiente. A distribuição social no espaço, a divisão do trabalho, os planos e processos desenvolvidos ao longo do tempo trazem consigo aspectos que podem ser explicados à medida que se compreende a origem e o contexto local. Diante desta perspectiva, o presente ensaio apresenta uma análise temporal da dinâmica de formação do território e da urbanização da cidade de Porto Alegre-RS, considerando como ponto de partida o contexto histórico da colonização e da dependência realizada na América do Sul, sob a perspectiva de autores como Aníbal Quijano, Enzo Faletto e Celso Furtado. A partir destas teorias e considerando a complexidade das relações sociais e do processo de desenvolvimento, o ensaio abordará inicialmente um breve histórico do processo de colonização da América Latina, fundamental para o entendimento dos processos de organização e ocupação do espaço urbano. Na sequência, serão explorados os processos de desenvolvimento dos países da América Latina após sua independência e suas relações ainda existentes com o período monárquico. O encerramento do ensaio se dará com o estudo de caso da cidade de Porto Alegre-RS, a partir do exame do encadeamento de circunstâncias que embasaram a formação do espaço urbano e como elas se relacionam com a origem de dependência e colonização para explicar a distribuição social no território urbano, bem como os processos de gentrificação e de desenvolvimento da cidade.

Biografia do Autor

Marlise Amália Reinehr Dal Forno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e mestre em Geografia pela UFRGS. Professora permanente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES) da UFRGS.

Cristiane Bolina da Cunha

Engenheira Civil na Universidade Federal da Ciências de Saúde de Porto Alegre, onde atua como Diretora de Obras e Manutenção. Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em Arquitetura, Construções e Manutenção de Edificações Sustentáveis. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Publicado
2025-08-30
Seção
Artigos