A Participação Social nos Conselhos Municipais Sob a Ótica de Amartya Sen

  • Anelise Graciele Rambo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alexandre Junges Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: amartya sen conselhos municipais

Resumo

Este ensaio destaca a importância da participação social em conselhos municipais como um mecanismos capaz de promover o "Desenvolvimento como Liberdade", na perspectiva de Amartya Sen. Seu enfoque diverge das concepções tradicionais de desenvolvimento, que geralmente se concentram no crescimento econômico, e destaca como a participação democrática permite que os cidadãos exerçam influência direta sobre políticas significativas, como as de educação e saúde. A participação social nos conselhos, não só promove as liberdades individuais e coletivas, mas também contribui para o fortalecimento dos pilares democráticos. Amartya Sen sugere que o desenvolvimento seja medido pela ampliação das liberdades desfrutadas, um princípio que percola os conselhos municipais, possível desde a participação social. Tal envolvimento não só encoraja a realização de debates significativos sobre questões chave, garantindo que as decisões reflitam um consenso comunitário, mas também exemplifica como a interação entre liberdades políticas, econômicas e sociais contribui para que existam sociedades mais inclusivas. A perspectiva da importância da liberdade de participação política como meio e fim para o desenvolvimento, evidencia o papel dos conselhos municipais em ajudar a promover um desenvolvimento enraizado na expansão das liberdades humanas. Diante disso, defendemos a necessidade e importância da liberdade política dos cidadãos, por meio da participação ativa da sociedade civil nos conselhos municipais, na elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas.

Biografia do Autor

Anelise Graciele Rambo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS), Mestre em Geografia (UFRGS), Licenciada em Geografia (UNIJUI), Docente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e do Bacharelado em Desenvolvimento Regional  e do Bacharelado em Cooperativismo (Ead) do Departamento Interdisciplinar da UFRGS Litoral.

Alexandre Junges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisando o impacto da participação social na implementação de políticas públicas de saúde. Graduado em Fisioterapia pela UNISINOS, licenciado em Ciências pela FURG e formação parcial de Tecnólogo em Processos Gerenciais no IFRS, integra conhecimentos das áreas da saúde, educação e gestão pública para a análise de dinâmicas socioeconômicas e territoriais. Possui formação lato sensu com MBA em Auditoria em Saúde e especializações em diversas áreas da Fisioterapia e da Educação, além de cursos e certificações voltados à gestão pública e ao Direito Municipal. Servidor público desde 2008, tendo atuado na Secretaria Municipal da Fazenda de Tramandaí-RS, onde exerceu a função de Chefe de Gabinete, acumulando experiência em gestão. Desde 2017, fisioteraupeta concursado no município de Imbé-RS e membro do Conselho Municipal de Saúde, representando o Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO-5) no segmento trabalhadores de saúde, com forte atuação no controle social e na defesa de políticas públicas efetivas. 

Publicado
2025-08-30
Seção
Artigos