A Memória Urbana de Botafogo – RJ: Preservação como reação às perdas históricas

  • Sávia Pontes Paz Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFRJ
  • Daniella Martins Costa UFRJ
Palavras-chave: patrimônio cultural, preservação arquitetônica, memória urbana, urbanização, Botafogo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Rua Martins Ferreira e adjacências, localizado no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, na tentativa de entender se existiu uma relação entre a demolição da residência da família Oliveira Castro na década de 1970 e o posterior tombamento do conjunto em questão. O estudo investiga como a perda de edificações de valor histórico impulsionou o processo de preservação de outras construções locais e reflete a importância das políticas de conservação patrimonial em contextos urbanos em transformação. Por meio de uma abordagem histórica e teórica, o trabalho explora os desafios enfrentados pela preservação do patrimônio cultural e as estratégias necessárias para proteger a memória e a identidade local. Além disso, são analisados casos emblemáticos de edificações demolidas e os efeitos das transformações urbanísticas no bairro de Botafogo, evidenciando a importância de programas de incentivo, conscientização comunitária e reutilização adaptativa de construções históricas. O artigo reforça a necessidade de medidas efetivas para preservar o legado arquitetônico e cultural em cenários marcados por intensa especulação imobiliária, contribuindo para o debate sobre preservação em contextos urbanos.

Biografia do Autor

Sávia Pontes Paz, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFRJ

Arquiteta formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018-2023). Mestranda do curso de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ (início em 2024). Pós graduanda em Design de Interior pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (início em 2024). Membro do Laboratório Cidade e Memória (LCM).

Daniella Martins Costa, UFRJ

Arquiteta formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ/UFRJ (2012), Doutora em Arquitetura com ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF (2017). Professora do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente - DPUR/FAU/UFRJ. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura- PROARQ/UFRJ, onde participa do Laboratório de Narrativas em Arquitetura (LANA) e coordena o Laboratório Cidade e Memória (LCM). Membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS Brasil.

Publicado
2025-08-30
Seção
Artigos