A RESPONSABILIZAÇÃO DO ADVOGADO PÚBLICO E PROCURADORES PELO PARECER TÉCNICO-JURÍDICO
Resumo
O texto tem como objetivo analisar a possibilidade de responsabilização dos advogados públicos e procuradores pela emissão de parecer técnico-jurídico no exercicio de suas funções públicas. Inicia demonstrando a conceituação doutrinaria do parecer jurídico de acordo com doutrinadores nacionais, na sequencia, evidencia a classificação adotada pela doutrina e jurisprudencia. Trata da advocacia pública em seus aspectos legais. Em tópico específico analisa a responsabilidade do parcerista pelo paracer que exara, para tanto são analisadas as disposições legais e a jurisprudencia dos Tribunais Superiores. Utiliza-se o texto de referencial bibliográfico a partir da doutrina, legislação e jurisprudencia. A consclusão evidenciada é no sentido de que a responsabilização dos advogados públicos e procuradores é possível em casos excepcionais.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.