MEDIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO E DE CIDADANIA
Resumo
Objetiva a presente pesquisa analisar a mediação como mecanismo de tratamento de conflitos que possibilita às partes envolvidas a escolha de seus destinos, ou seja, além de ser promotora da democracia e uma forma de exercício da cidadania, ela emancipa o sujeito. Assim, primeiramente, se analisará o conflito na sociedade contemporânea e as formas de tratamento. Na sequência, será estudada a democracia e a cidadania, a partir da qual o cidadão tem o condão de gerir e decidir suas controvérsias de maneira autônoma e independente. E, por fim, examinar-se-á a mediação como instrumento de emancipação e de exercício da cidadania, cuja finalidade é demonstrar que o cidadão, através do diálogo participa ativamente do tratamento dos conflitos que são inerentes a vida em sociedade de forma democrática. Para tanto, utilizou-se o método de abordagem dedutivo e a técnica de pesquisa indireta por meio da pesquisa bibliográfica.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.