TERRITÓRIOS SILENCIADOS: SEGURANÇA E CONTROLE NUMA CIDADE “PÓS OLÍMPICA”
Resumo
A estratégia de segurança pública que teve inicio logo após a indicação da cidade do Rio de Janeiro para sede da Copa Mundial de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 entrou em colapso, deixando em evidência que conduzir a cidade ao pódio olímpico exige mais do que obras esportivas e melhorias em infraestruturas viárias, comunicacionais, serviços turísticos e aumento da hotelaria. Se a segurança pública é uma precondição para atrair investimentos e pessoas, a possibilidade de recuperar definitivamente espaços da cidade abandonados durante décadas pelo poder público e convertidos em locus da criminalidade e da desordem, exige superar a histórica forma de intervenções paliativas e temporárias.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.