JUDICIALIZAÇÃO PARA A PAVIMENTAÇÃO DE RUAS

  • Antonio Fernando de Amorim Cadete Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
  • Leon Delácio de Oliveira e Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Políticas públicas. Judicialização. Vias públicas. Pavimentação. Mobilidade urbana. Sustentabilidade. Planejamento

Resumo

O objetivo do presente trabalho será tratar sobre a viabilidade do ajuizamento de ações contra o poder executivo municipal para a pavimentação de ruas. Para tanto, analisaremos quais direitos sociais estariam relacionados a essa temática, expondo a natureza jurídica das vias públicas no ordenamento jurídico brasileiro, bem como a exposição dos principais aspectos acerca da judicialização das políticas públicas, reunindo as principais teses a respeito do tema. Utiliza-se o método hipotético-dedutivo, com pesquisa bibliográfica utilizando livros, obras em meios eletrônicos e legislação. Como resultado, esperamos demonstrar que a despeito de o planejamento das políticas públicas de estado ser matéria tipicamente adstrita às competências do Poder Executivo, nos casos de demonstrada ofensa a direitos fundamentais de cunho social o Poder Judiciário, quando provocado, deve atuar no sentido de suprir os planos municipais a fim de evitar lesão a direitos.

Biografia do Autor

Antonio Fernando de Amorim Cadete, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Direito Público pela Faculdade Estácio do Recife. Procurador do Município da Procuradoria Geral do Município de João Pessoa e Advogado da Advocacia. 

Leon Delácio de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Especialista em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Procurador do Município de João Pessoa/PB. Professor. Advogado.

Publicado
2019-09-19
Seção
Artigos