O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL DE PORTO ALEGRE/RS
Resumo
Este artigo objetiva fomentar as discussões acerca da conservação e restauração do patrimônio edificado, com foco nas edificações de herança industrial. Tendo em vista como viabilizar a permanência destas grandes estruturas e vinculá-las a dinâmica das cidades contemporâneas. Para isso, apresenta-se o conceito de patrimônio industrial e o crescente interesse no tema,devido aoseu potencial articulador na requalificação de extensas áreas. Posteriormente,realiza-se o mapeamento e o diagnóstico do patrimônio industrial do IV Distrito de Porto Alegre/RS. São identificadas antigas fábricas de tecelagem, peças, móveis, medicamentos, produtos alimentícios, além de, cervejarias, moinhos e armazéns. Investiga-se o passado e o presente destas edificações. Observa-se que muitas já não existemou estão em situação de abandono. Outras, sofrem reuso espontâneo ou tentativas formais de mesma finalidade. Sendo assim, é possível evidenciar a conjuntura atual do patrimônio industrial em Porto Alegre, os principais tipos de reuso, a qualidade das intervenções e as potencialidades não exploradas.Este trabalho é fruto da pesquisa para a dissertação de título ‘Requalificação Urbana e Patrimônio Industrial: estudo de intervenções em áreas de herança industrial’, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Antônio Bolcato Custódio, apresentada ao programa de Pós-Graduação – Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UniRitter / Mackenzie.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.