Sumário e Apresentação
Resumo
A Revista da ESDM busca valorizar a pesquisa científica e ser um instrumento para o relato dos debates científicos da advocacia pública. Nesta linha, apresentamos a edição número nove, que reúne sete artigos, com a presença de autores mestres e doutores, trazendo conteúdos que congregam novas contribuições para o debate sobre: constitucionalismo social; controle de constitucionalidade pelo Poder Executivo; judicialização; legitimação fundiária; imposto sobre prestação de serviços; princípio da legalidade; e, por fim, segurança jurídica.
Abre a edição o texto “Constitucionalismo alemão: a experiência socialdemocrata de Weimar”, no qual Emerson Lima Pinto aborda as conturbações sociais do início do século XX, que geraram significativos referenciais teóricos para o Direito, a Filosofia e Política.
Mateus de Farias Klein e Cristiane Catarina Fagundes de Oliveira, em “Controle de constitucionalidade pelo Poder Executivo e o adicional de insalubridade a funcionários e servidores públicos”, abordam o estabelecimento da base de cálculo do adicional de insalubridade no salário mínimo trazendo a discussão se é possível que o Poder Executivo declare inconstitucional dispositivo de seu estatuto e determine nova base de cálculo.
Os limites da decisão judicial é o assunto abordado por Antonio Fernando de Amorim Cadete e Leon Delácio de Oliveira e Silva que discorrem sobre tema de interesse da municipalidade que afeta o cotidiano dos munícipes, no artigo “Judicialização para a pavimentação de ruas”.
Alexandre Prevedello, no artigo “Instrumento de legitimação fundiária e inconstitucionalidade parcial sem redução de texto”, aborda tema recente, inovador e que carece de doutrina, apresentando contribuição para interpretação do instituto da legitimação fundiária, à luz do sistema jurídico.
Ainda nesta seção, com o texto “ISSQN sobre a prestação de serviço na construção civil”, Helton Kramer Lustoza trabalha a jurisprudência com enfoque na tributação e os limites da tributação no âmbito municipal, para estabelecer uma análise sobre as principais polêmicas que giram em torno da tributação do ISSQN.
O estudo da evolução do princípio da legalidade e a atuação Administração Pública brasileira é discutida por Romano Scapin no artigo “Do princípio da legalidade ao da juridicidade administrativa: a apreciação de constitucionalidade pela Administração Pública”, o qual investiga os reflexos causados à Administração pela modernização conceitual do núcleo jurídico do princípio da legalidade.
Fechando a edição, a tríada Legislativo-Executivo-Judiciário quanto à segurança jurídica é a temática abordada por Alexandre Prevedello e Lucca Silveira Finocchiaro no artigo “O princípio da segurança jurídica e a relação fisco-contribuinte”.
Com a publicação desta edição da Revista da ESDM reiteramos nosso compromisso com a pesquisa e com o desenvolvimento científico, por meio do diálogo e das relações com o campo do Direito Municipal.
Desejamos a todos uma boa leitura.
Cristiane Catarina Fagundes de Oliveira
Diretora Editorial da Revista da ESDM
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.