ESPACIALIZAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA EM SÃO PAULO

REFLEXÕES SOBRE O MOVIMENTO ECONÔMICO E EFEITOS NO APAGAMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE

  • Reinaldo Miranda de Sá Teles Professor titular do curso de turismo da ECA (São Paulo, SP, Brasil)
  • Victor Aquino Gomes Correa Professor titular de turismo da ECA (São Paulo, SP, Brasil)
Palavras-chave: Turismo, São Paulo, Espaço Urbano, Patrimônio Cultural

Resumo

Considerando que o turismo pouco tenha sido discutido sob a ótica do espaço urbano em cidades brasileiras, este artigo buscou analisar a distribuição dos elementos que compõem a oferta turística, especialmente na cidade de São Paulo com foco no movimento de eventos, negócios e as características dos espaços de lazer relacionados ao patrimônio histórico cultural da cidade. Na tentativa de melhor compreender o turismo da cidade e as estratégias de divulgação utilizadas para sua promoção, o artigo analisa a importância da distribuição dos equipamentos e a conectividade da oferta turística para um melhor entendimento do processo de “turistificação” da cidade. Com base em teorias de organização do espaço, buscou-se indicar proposições para análise da prática do turismo urbano alicerçadas em indicações teóricas de base geográfica.

Biografia do Autor

Reinaldo Miranda de Sá Teles, Professor titular do curso de turismo da ECA (São Paulo, SP, Brasil)

Geógrafo. Doutor em Ciências da Comunicação (USP). Pós-doutor em Urbanismo. Professor titular do curso de turismo da ECA (São Paulo, SP, Brasil), orientador credenciado do DIVERSITAS (Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH da USP).

Victor Aquino Gomes Correa, Professor titular de turismo da ECA (São Paulo, SP, Brasil)

Publicitário. Doutor em Ciências (USP). Pós-doutor em História da Arte. Professor titular de turismo da ECA (São Paulo, SP, Brasil), orientador credenciado do DIVERSITAS. Autor: www.victoraquino.com

Publicado
2020-08-27
Seção
Artigos