ESPACIALIZAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA EM SÃO PAULO
REFLEXÕES SOBRE O MOVIMENTO ECONÔMICO E EFEITOS NO APAGAMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE
Resumo
Considerando que o turismo pouco tenha sido discutido sob a ótica do espaço urbano em cidades brasileiras, este artigo buscou analisar a distribuição dos elementos que compõem a oferta turística, especialmente na cidade de São Paulo com foco no movimento de eventos, negócios e as características dos espaços de lazer relacionados ao patrimônio histórico cultural da cidade. Na tentativa de melhor compreender o turismo da cidade e as estratégias de divulgação utilizadas para sua promoção, o artigo analisa a importância da distribuição dos equipamentos e a conectividade da oferta turística para um melhor entendimento do processo de “turistificação” da cidade. Com base em teorias de organização do espaço, buscou-se indicar proposições para análise da prática do turismo urbano alicerçadas em indicações teóricas de base geográfica.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.