PRESCRIÇÃO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO

  • Tatiane Mattos França Bohmer Procuradoria do Município de Pelotas
  • Lívia Pachalski Santin Estagiária da Procuradoria do Município de Pelotas.
Palavras-chave: Palavras-chave: Fazenda Pública – prescrição – crédito tributário – jurisprudência – Supremo Tribunal de Justiça

Resumo

Resumo

O presente artigo objetiva realizar uma análise da prescrição do crédito tributário após os entendimentos consagrados pelo Supremo Tribunal de Justiças nos Temas 896 e 566. Cumpre destacar a relevância do assunto a ser abordado, considerando-se que a prescrição do crédito tributário fulmina com o próprio direito ao crédito. O tema será abordado a partir de análise aprofundada dos entendimentos jurisprudenciais do Supremo Tribunal de Justiça, bem como através de decisões judiciais proferidas sobre o tema, com ênfase aos tributos municipais e às decisões enfrentadas pelo Município de Pelotas. Busca-se demonstrar as consequências da aplicação dos entendimentos consagrados pelo Supremo Tribunal de Justiça no julgamento das demandas em que se discute a prescrição tributária, com sugestões para evitar a prescrição do crédito nas hipóteses de parcelamento de ofício e finalizando, através de contribuições, com o intuito de afastar a prescrição dos créditos tributários nas hipóteses alcançadas pela aplicação do Tema 566.

Biografia do Autor

Tatiane Mattos França Bohmer, Procuradoria do Município de Pelotas

Procuradora do Município de Pelotas, RS, Brasil. Especialista em Direito Processual pela Universidade Católica de Pelotas, Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas.

Lívia Pachalski Santin, Estagiária da Procuradoria do Município de Pelotas.

Graduanda do curso de Direito na Universidade Católica de Pelotas. Estagiária da Procuradoria do Município de Pelotas.

Publicado
2021-01-06
Seção
Artigos