A FUNÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA PROPRIEDADE E SUA TUTELA COLETIVA PARTICIPATIVA

  • Cassio Alberto Arend Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Oscar Aloisio Lehmenn Rabuske Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: Função socioambiental da propriedade; Tutela Coletiva Participativa; Bem comum

Resumo

A percepção da função socioambiental da propriedade na pós-modernidade requer um olhar sob a égide do republicanismo com vistas a tutela coletiva participativa. A problemática de pesquisa reside em verificar quais os fundamentos jurídicos da propriedade acerca da função socioambiental da propriedade na era pós-moderna e como a tutela coletiva participativa pode garantir o exercício da cidadania? Nesse sentido, o estudo propõe uma reflexão acerca de uma nova racionalidade jurídica que supere a premissa teórico-jurídica moderna de propriedade privada e da soberania estatal na estipulação da regulação social e no julgamento dos seus conflitos. Para o desenvolvimento do presente estudo utiliza-se o método sistêmico-complexo permitindo um enfoque multidisciplinar. E como resultado final aponta-se para o entendimento pós-moderno constitucional de que a garantia da função socioambiental da propriedade se dá por meio de um processo republicano de tutela participativa da propriedade especial, meio ambiente, e que enquanto bem comum, pode ser gerido e regulado de maneira a construir uma nova racionalidade teórica para o direito.

Biografia do Autor

Cassio Alberto Arend, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Possui graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004). Pós-Graduação em Demandas Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006), é Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2008). Doutorando em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul. Advogado. Professor da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Subcoordenador do Curso de Direito sede da UNISC. Conselheiro da Comissão de Assuntos Jurídicos do Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA. Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB de Santa Cruz do Sul. Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Vale do Rio Pardo. Membro da Associação Gaúcha dos Advogados de Direito Ambiental Empresarial - AGAAE. Membro da União Brasileira da Advocacia Ambiental - UBAA. Tem experiência na área de Direito Ambiental, Constitucional, Administrativo, Urbanístico e Teoria do Direito, com ênfase em Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas:  políticas públicas, ética ecológica, sustentabilidade, saneamento básico, plano diretor, estatuto da cidade, recursos hídricos, resíduos sólidos, mediação de conflitos, legislação e consultoria ambiental.

Oscar Aloisio Lehmenn Rabuske, Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2020). Advogado. Tem experiência na área de direito ambiental e urbanístico.

Publicado
2022-09-05
Seção
Artigos