OS BENEFÍCIOS E OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Resumo
A presente pesquisa é direcionada à área do Direito Administrativo - Licitações, debruçando-se nas perspectivas acerca da modalidade do pregão eletrônico, sua compreensão e benefícios na busca pela transparência nos atos da administração pública, sendo significativo o conhecimento em relação aos seus preceitos gerais, leis e regulamentos. Pretende-se como objetivo principal analisar os benefícios e desafios enfrentados pelos municípios na utilização do pregão eletrônico, e, especificamente, fazer as considerações acerca das licitações públicas, compreender as diferenças entre pregão presencial e eletrônico e analisar as inovações trazidas pelas legislações acerca do pregão. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, a partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa. Resultando na transparência, agilidade e eficiência do procedimento de compra entre órgãos públicos e fornecedores. Por fim, observa-se o princípio constitucional da isonomia e de escolha da proposta mais vantajosa para a Administração, possibilitando o comparecimento do maior número possível de concorrentes ao certame.
Palavras-chave: Licitações; Administração; Público; Municipal; Pregão.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.