MUDANDO O RUMO: QUESTÃO FUNDIÁRIA, MORADIA E CRISE SANITÁRIA

  • Gabriela Maria Lema Icasuriaga UFRJ
  • Natália Coelho de Oliveira PPGSS/UFRJ
Palavras-chave: Questão fundiária. Habitação. Crise sanitária. Novo Coronavírus. Despejos.

Resumo

O artigo aborda a grave situação fundiária e habitacional em tempos de pandemia do COVID-19 e o aprofundamento das desigualdades sociais dela decorrentes para as populações mais vulneráveis no Brasil assim como em toda a região da América Latina. Recorremos à pesquisa bibliográfica e documental para desenvolver teórica e empiricamente questões presentes na construção histórica das desigualdades em nossas sociedades e suas manifestações trágicas na crise sanitária e econômica. Apontamos a necessidade urgente de uma mudança de rumo no enfrentamento da questão fundiária e habitacional no contexto de aprofundamento da mercadorização da vida que afeta os setores sociais historicamente vulnerabilizados.

Biografia do Autor

Gabriela Maria Lema Icasuriaga, UFRJ

Doutora e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Serviço Social pela Universidade da la República do Uruguai. Professora Associado do Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado da Escola de Serviço Social da UFRJ (RJ, Brasil).

Natália Coelho de Oliveira, PPGSS/UFRJ

Mestre em Serviço Social pela UERJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil). Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ. Especialista em Política e Planejamento Urbano -IPPUR/UFRJ e especialista em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território - UERJ.

Publicado
2022-09-05
Seção
Artigos