QUESTÕES AMBIENTAIS E O USO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS PELAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA - CASE PORTO ALEGRE, RS, BRASIL

Palavras-chave: Africanismo, Religiosidade, Conservacionismo, Ambientalismo, Urbanismo

Resumo

A Constituição Federal brasileira elenca uma grande lista de direitos fundamentais no que, inexoravelmente, surge a possibilidade de divergências entre os mesmos. Desta forma, o presente estudo busca analisar, especificamente, o conflito entre dois deles, a saber, o direito ao meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado e o direito à liberdade de religião, crença e consciência, sendo ambos resultantes de diversas lutas sociais e políticas. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo primordial proporcionar o diálogo entre esses dois direitos, sob a ótica dos princípios da complementariedade e da proporcionalidade; tendo-se na aplicação do princípio da proporcionalidade uma possível solução, a qual ocorrerá por meio do sopesamento dos direitos fundamentais conflitantes. Em suma, no que toca aos pontos de tensão e conflitos entre esses direitos, cabe, nesses casos, a harmonização entre os referidos, por meio da ponderação, de modo a não afetar, de forma desproporcional, a qualidade ambiental, bem como a liberdade religiosa. 

Biografia do Autor

Vladimir Stolzenberg Torres, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

É graduado em Ciências Biológicas (LP) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Graduando em Direito pela UNIFIN, Especialista Multidisciplinar (vários cursos de Especialização Lato Sensu), possuindo Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Especialista do Conselho Regional de Biologia 3ª Região; parecerista de vários periódicos científicos; perito judicial do Tribunal de Justiça do RS; e técnico científico - superior - da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre.

Juliano Gomes de Carvalho, União das Faculdades Integradas de Negócios

PROFESSOR BACHAREL EM DIREITO, MESTRE EM DE CIÊNCIAS CRIMINAIS, PROFICIENTE EM LÍNGUA INGLESA, COM EXPERIÊNCIA EM CRIMINOLOGIA,FILOSOFIA E SOCIOLOGIA. Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil - Guaíba, pesquisador bolsista PROICT ULBRA 2010-2011, Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS 2013/2014 - bolsista CAPES. Professor de Criminologia, História do Direito e Introdução ao Direito I e II em UNIFIN Porto Alegre. Professor de disciplinas relativas a Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Sociologia, Criminologia, História do Direito, Ciência Política e Penal. Proficiente em língua inglesa pelo Contro Universitário Ritter dos Reis.

Publicado
2022-09-05
Seção
Artigos