As Escolas Técnicas de Saúde como Elementos Fundamentais para a Prevenção e Mitigação da Judicialização em Saúde
Resumo
Avalia a realidade das Escolas Técnicas de Saúde (ETSUS) e sugere a atuação destas importantes escolas de forma mais ampla. Não é sugerido que as ETSUS escapem de suas funções primordiais. A pretensão do texto é compreender que cada ETSUS, com a credibilidade que construíram ao longo dos anos, podem contribuir para auxiliar na formação dos servidores municipais envolvidos na judicialização. Num primeiro momento os Procuradores Municipais e os profissionais das secretarias municipais de saúde e assistência social. Posteriormente, até mesmo, oferecendo formação adicional sobre o SUS para os Tribunais de Justiça dos Estados, para os novos juízes e juízas recém empossados, ou para os que já esteja em atuação, sem custos para o Tribunal.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.