Fundações Públicas e o Aperfeiçoamento da Gestão Municipal
Resumo
O aumento da população e as atuais condições econômicas obrigam uma urgente revisão na forma pela qual os recursos públicos estão sendo geridos. Neste cenário, os Municípios possuem uma importante tarefa, haja vista as competências constitucionalmente estabelecidas. Por outro lado, nota-se que as fundações públicas, muito pouco exploradas pelas municipalidades, podem contribuir significativamente para uma melhoria na gestão. Objetivando alcançar a excelência, planejou-se a realização deste trabalho. Por intermédio de uma pesquisa quantitativa foi analisado o uso da fundação pública pelas capitais de Estados Brasileiros. Os dados colhidos revelaram a subutilização dessa figura. Por fim, como resultado da pesquisa, que se utilizou do método hipotético dedutivo, foi proposta a instituição de uma fundação pública municipal com objeto distinto do utilizado até os dias de hoje. Concluiu-se que a administração pública possui instrumentos jurídicos para alcançar a excelência administrativa no que se refere às suas atribuições.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.