Em Busca do Desenvolvimento Sustentável e o Papel das Cidades: Um Estudo Sobre a Maximização da Eficiência da Taxa de Limpeza Pública no Município do Cabo de Santo Agostinho – PE à Luz da Lei do Saneamento, Lei n.º 11.445/2007
Resumo
No Brasil, recentemente, o marco legal da Lei do Saneamento, Lei n.º 11.445/2007, com redação dada pela Lei 14.026/2020, inscrito nessa sistemática de tratamento de resíduos trouxe algumas inovações: possibilidade de investimentos privados nas formas de PPP, metas de saneamento, e a possibilidade de cobrança do custeio de limpeza público a partir do consumo de água e energia. Embasada nessa possibilidade, e considerando que a técnica de exação fiscal prevista seria a mais adequada por vincular o consumo de água e a produção de resíduos sólidos urbanos, foi produzido esse estudo. Um ponto diferencial da abordagem ora proposta é que dois articulistas são servidores públicos que atuam na área e conhecem a realidade do município e acompanham a prestação dos serviços de limpeza pública e de abastecimento. Debate-se os fundamentos legais, a técnica atual de cobrança e se enfrenta pontos sobre as possibilidades de alteração normativa.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.