As Instituições Sociais de Educação e a Linguagem dos Direitos Humanos: John Rawls e Sua Perspectiva Institucional
Resumo
Este artigo analisa a linguagem dos Direitos Humanos e as instituições sociais de educação como paradigma humanista e civilizatório. A sociedade contemporânea, marcada pelo fato do pluralismo desenvolveu assimetrias e desigualdades discursivas na liguagem jurídica, ratificadas equivocadamente pelo corpo social. Compreender as Instituições Educacionais auxiliam na afirmação da linguagem dos direitos humanos. John Rawls promove uma visão alternativa para as instituições sociais, desenvolvendo um novo senso de justiça e carga valorativa para o direito. Realizada uma pesquisa hipotética – dedutiva, verificou-se a importância da democracia, educação e elementos de uma teoria da justiça para a contrução de uma nova linguagem jurídica
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.