Direito de Propriedade e suas Implicações Jurídicas e Conceituais: Usucapião e Função Social
USUCAPION AND SOCIAL FUNCTION
Resumo
O presente artigo é fruto de pesquisas relacionadas à análise da função social da propriedade, sob diversas nuances quando se fala no direito de propriedade. Neste sentido, o objetivo principal revisitar conceitos diante das indagações acerca das relações coletivas e privadas através da demonstração dos meios de aquisição da propriedade legalmente admitidos pelo ordenamento jurídico brasileiro. Esta discussão sempre permeou o direito civil no que tange os modos de aquisição da propriedade e suas especificidades, principalmente no tocante às limitações impostas pela lei ao particular cujo executor é o poder público. A metodologia utilizada é qualitativa exploratória, na medida em que há um amplo suporte doutrinário, a revisão de literatura, assim como entendimentos dos Tribunais Superiores e legislações correlatas. Assim, constata-se que dentre os atributos da legitimação da propriedade pelo particular está a função social, personificada pela usucapião materializando a implementação de política urbana e elucidando o direito social à moradia.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.