A Transparência do Almoxarifado como Meio de Controle Social: Análise dos Almoxarifados das Câmaras Municipais da Região da AMFRI
ANALYSIS OF MUNICIPAL COUNCIL WAREHOUSES IN THE AMFRI REGION
Resumo
A transparência no setor público é crucial para fortalecer a democracia e promover a prestação de contas. Este estudo investiga a transparência do sistema de almoxarifado do poder legislativo nos municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). A metodologia envolveu a análise individual das informações dos almoxarifados de cada município, utilizando os Portais de Transparência das respectivas Câmaras Municipais. Embora algumas Câmaras Municipais tenham demonstrado alta transparência, outras apresentaram limitações significativas na divulgação de dados. Os resultados destacam a necessidade de melhorias na divulgação de informações relacionadas aos gastos e movimentações dos almoxarifados municipais. Essas descobertas ressaltam a importância da transparência para fortalecer o controle social e aprimorar a gestão pública local. Pesquisas futuras podem explorar as razões por trás das disparidades na transparência de dados entre as diferentes Câmaras Municipais e sugerir estratégias para promover uma maior acessibilidade às informações. Em suma, este estudo contribui para o entendimento do cenário atual de transparência nas Câmaras Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.