A Transparência do Almoxarifado como Meio de Controle Social: Análise dos Almoxarifados das Câmaras Municipais da Região da AMFRI

ANALYSIS OF MUNICIPAL COUNCIL WAREHOUSES IN THE AMFRI REGION

  • Tasso Jardel Vilande UNIVILLE
  • Eduardo Hobold Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Palavras-chave: Transparência. Almoxarifado. Poder Legislativo Municipal. Controle Social.

Resumo

A transparência no setor público é crucial para fortalecer a democracia e promover a prestação de contas. Este estudo investiga a transparência do sistema de almoxarifado do poder legislativo nos municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). A metodologia envolveu a análise individual das informações dos almoxarifados de cada município, utilizando os Portais de Transparência das respectivas Câmaras Municipais. Embora algumas Câmaras Municipais tenham demonstrado alta transparência, outras apresentaram limitações significativas na divulgação de dados. Os resultados destacam a necessidade de melhorias na divulgação de informações relacionadas aos gastos e movimentações dos almoxarifados municipais. Essas descobertas ressaltam a importância da transparência para fortalecer o controle social e aprimorar a gestão pública local. Pesquisas futuras podem explorar as razões por trás das disparidades na transparência de dados entre as diferentes Câmaras Municipais e sugerir estratégias para promover uma maior acessibilidade às informações. Em suma, este estudo contribui para o entendimento do cenário atual de transparência nas Câmaras Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí.

Biografia do Autor

Tasso Jardel Vilande, UNIVILLE

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, SC). Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UNIVALI, SC). Especialista em Licitações e Contratos Públicos Municipais (UNIPÚBLICA, PR). Especialista em Processo Legislativo Municipal (UNIPÚBLICA, PR). Especialista em Contabilidade Pública Municipal (UNIPÚBLICA, PR). Graduação em Direito pela (UNIVALI, SC). Professor de Direito Constitucional e Administrativo no Curso de Graduação de Direito da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE, SC). Controlador Interno efetivo na Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras (CVBP). Atuou como jurídico na Procuradoria do Legislativo Municipal e do Executivo Municipal. Tem experiência na Administração Pública, com ênfase em Direito Municipal.

Eduardo Hobold, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Especialista em Gestão Pública (FAMART, MG). Especialista em Administração Pública, (FAMART, MG).
Graduação em Tecnologia em Fabricação Mecânica (IFSC, SC). Técnico Administrativo efetivo na Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras (CVBP). Tem experiência na Administração Pública, na área de licitação e contratos e almoxarifado.

Publicado
2024-08-26
Seção
Artigos