Os Problemas Políticos 'Indianos' (Hispano-Coloniais), o Humanismo Político e a Autoridade Imperial
Resumo
O humanismo e a alta nobreza são âmbitos sociais distintos, mas em muitos casos estão unidos por um interesse comum nas novas “ciências” e por seus debates sobre a natureza, o ser humano, a sua organização social, a sua história e as suas expressões culturais no cânone das ciências tão discutidas nesta época do Renascimento. Época essa que viu também surgir e afirmar não só o papel do indivíduo, mas também a dissolução das formas tradicionais de sociabilidade e organização social, da religiosidade, do pensamento e comportamento. Desde logo, todos estes processos contribuíram para a divisão de opiniões e pareceres e causaram preocupação aos governantes que sentiam a responsabilidade e se preocuparam com o seu papel como tal. Pela primeira vez, esse tipo de interesse e esses debates transcenderam em grande medida o âmbito das escolas teológicas e filosóficas
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.