A Atuação do Procurador Municipal no Enfrentamento de Crises Climáticas

  • Alexsandro Rahbani Aragão Feijó PGM São Luís
  • Ana Beatriz Getelina Sousa
Palavras-chave: Advocacia Pública; Procuradores Municipais; crise climática; enchente; Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo aborda a atuação da Advocacia Pública nos municípios brasileiros. A partir das enchentes históricas que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul e centenas de cidades gaúchas em 2024, põe-se em relevo o papel dos Procuradores Municipais no enfrentamento dos inúmeros desafios advindos da crise climática. Busca-se, assim, avaliar o papel consultivo e preventivo da instituição, a fim de auxiliar no fortalecimento da gestão pública. Para tanto, utiliza-se o método hipotético-dedutivo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental.  Ao final, conclui-se que a Advocacia Pública institucionalizada e estruturada é responsável pela orientação contínua aos gestores, tanto no exercício do controle interno de juridicidade do agir da Administração Pública quanto na proposição de soluções jurídicas. Por essa razão, a atuação dos Procuradores é preponderante para a reconstrução das cidades gaúchas e, em última análise, para o enfrentamento dos inúmeros e complexos desafios que as crises climáticas geram.

Biografia do Autor

Alexsandro Rahbani Aragão Feijó, PGM São Luís

Mestre em Direito Constitucional pela Uiversidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor Adjunto da UFMA. Procurador do Município de São Luís. Membro da Comissão da Advocacia Pública do CFOAB e da OAB-MA. Delegado da ANPM no Maranhão. Diretor da Escola Nacional de Direito Municipal (ENADIM)

Ana Beatriz Getelina Sousa

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assessora de Procurador no Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (MPC/RS). Mestre em Direito e Sociedade pela Universidade La Salle (Canoas/RS). Pós-graduada em Direito Público pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Advogada licenciada da OAB/MA. 

Publicado
2024-12-20
Seção
Artigos