Transformação Digital no Setor Público: A Possibilidade de Implementação do Governo Digital nos Municípios Brasileiros
Resumo
Este artigo examina as implicações de implantação do governo digital nas cidades brasileiras, focando na conexão entre cidades inteligentes e governo digital. A pesquisa, de caráter qualitativo e baseada no método dedutivo de análise, realizou uma revisão bibliográfica para estruturar sua abordagem. Primeiramente, o conceito de cidades inteligentes que foi explorado, passa a compreender os possíveis impactos do uso extensivo de novas tecnologias nos municípios. Em seguida, foram discutidos os conceitos e impactos do governo digital, buscando avaliar as possíveis transformações na função administrativa digital dos municípios, especialmente após a promulgação da Lei 14.129/2021. O estudo concluiu que, ao superar os obstáculos à implementação do governo digital e ao utilizar a Lei 14.129/2021 como base normativa, os municípios brasileiros conseguirão alcançar grandes avanços em benefício da sociedade, promovendo desburocratização, modernização, simplificação e melhoria na qualidade dos serviços públicos.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.