O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU: Reflexões sobre o contribuinte do imposto nos contratos de alienação fiduciária de imóvel e o Tema 1158 do STJ

  • Tatiane Mattos França Bohmer Procuradoria do Município de Pelotas
Palavras-chave: Palavras-chave: IPTU. Alienação Fiduciária. Credor fiduciário. Tema 1158 do STJ

Resumo

O presente artigo objetiva fazer uma análise do debate judicial acerca da responsabilidade do credor fiduciário por dívidas de Imposto Predial e Territorial Urbano  a luz do TEMA 1158 do Supremo Tribunal de Justiça. Objetiva-se demonstrar como se originou a celeuma acerca da responsabilidade do credor fiduciário a partir da análise da hipótese de incidência do tributo prevista na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional. Ademais, a partir da lei que dispõe acerca do contrato de alienação fiduciária em garantia e em face dos conceitos de posse e propriedade previstos no Código Civil e imprescindíveis à análise do tema.

 

Biografia do Autor

Tatiane Mattos França Bohmer, Procuradoria do Município de Pelotas

Procuradora do Município de Pelotas, RS, Brasil. Especialista em Direito Processual pela Universidade Católica de Pelotas, Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas.

Publicado
2026-01-12
Seção
Artigos