Acesso a transporte coletivo e direito à educação superior: situação de estudantes que residem no interior de Sergipe e frequentam o curso de Direito da Faculdade Pio Décimo em Aracaju
Resumo
O trabalho parte de um estudo de caso, mediante coleta de dados, assim como análise de legislação, jurisprudência e doutrina pertinentes, para demonstrar que os estudantes que não residem nos locais de suas atividades acadêmicas têm direito fundamental a transporte público, em conexão e como condição ao efetivo exercício do direito fundamental à educação superior, e que o respectivo dever fundamental é dos municípios, os quais dispõem de vários instrumentos para seu cumprimento, cabendo destacar o instituto do consórcio, espécie de contrato público vocacionado à solidariedade institucional e social.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. A remessa do texto pelo autor implica sobre este a cessão dos direitos autorais à Revista da ESDM. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução total dos artigos, resenhas e ensaios em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.
O artigo permanecerá licenciado com EXCLUSIVIDADE para a REVISTA DA ESDM, pelo prazo de seis meses a contar da publicação efetiva da Revista.